Câmara de Terra Nova do Norte recebe prêmio Diamante durante evento do TCE-MT, após ficar entre as 5 melhores instituições públicas de MT quando o assunto é transparência
Câmara de Terra Nova do Norte recebe prêmio Diamante durante evento do TCE-MT, após ficar entre as 5 melhores instituições públicas de MT quando o assunto é transparência
Todos os servidores da Câmara Municipal de Terra Nova do Norte foram convidados à capital Cuiabá para receber o prêmio máximo da transparência em Mato Grosso.
O presidente do Legislativo Oli da Bonfim foi prestigiar a equipe na entrega do prêmio, assim como o prefeito Pascoal Alberton.
Leonel Spinelli, Paulo Goulart, Elizandro Rossi e a Dra. Julia Leite representaram os servidores do Legislativo.
O TCE-MT entregou, na última quarta-feira, o selo de qualidade de transparência pública às 45 instituições que atingiram os critérios estabelecidos no 2° ciclo do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), realizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), em parceria com o TCE-MT e o Tribunal de Contas da União (TCU).
Em Mato Grosso, foram avaliados 100% dos 288 portais dos Poderes Executivo e Legislativo municipais e estadual, Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria Pública, por em média 239 critérios. “Os portais são avaliados, primeiramente, pelo controle interno dos órgãos e, posteriormente, pelos Tribunais de Contas do Brasil. Aqueles que conquistam percentual acima de 75%, 85% e 95%, respectivamente, recebem os selos de qualidade Prata, Ouro e Diamante”, explicou o conselheiro.
Com índice de transparência de 95,31%, o Tribunal de Contas de Mato Grosso, sob presidência do conselheiro José Carlos Novelli, recebeu o Selo Diamante pela segunda vez.
A Câmara Municipal de Terra Nova do Norte também recebeu selo Diamante e ficou entre os 5 destaque quando o assunto é transparência pública.
O presidente do Legislativo, Oli da Bonfim, parabenizou a equipe de servidores da Câmara pela excelente premiação de destaque em MT e disse que este é o compromisso do Legislativo em dar transparência à todos os atos e destacou o papel de cada um dos colaboradores para a conquista deste grande reconhecimento.
Entre as unidades jurisdicionadas certificadas, cinco atingiram índices superiores a 95% e receberam o Selo Diamante de qualidade. Além do TCE-MT e da ALMT, a Prefeitura de Ipiranga do Norte (95,98%), a Câmara Municipal de Terra Nova do Norte (95,04%) e o Governo do Estado (95%).
Lembrando que este faz parte de um programa nacional dos tribunais de contas que avaliou 8.045 instituições públicas em todo o país.